terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Cervejaria Amstel




A história
A cervejaria foi idealizada por dois empresários de Amsterdã, Jonkeer Charles de Pesters e Johannes H Van Marwijk Kony. A AMSTEL LAGER BIER, tem seu nome inspirado no Rio Amstel, onde estava situada a cervejaria e de onde era retirada a água para sua produção. As cores vermelha e branca foram adotadas por serem as cores da cidade de Amsterdã. Curiosamente, para sua produção, a cerveja precisava ficar armazenada por dois meses sob temperaturas próximas à zero graus. Para isso, a AMSTEL retirava gelo dos canais de Amsterdã durante o inverno e o armazenava em locais cercados de muros duplos para utilização no resto do ano. A cervejaria livrou-se da dependência do rigor do inverno só uma década mais tarde, quando instalou sua primeira máquina de gelo.
O período depois do término da Segunda Guerra Mundial foi de grande crescimento para a marca, tanto no mercado nacional como também no internacional. Em 1968 a AMSTEL foi adquirida pela Heineken International, sua principal rival no mercado holandês. Pouco depois, em 1972, a tradicional cervejaria de Amsterdã foi fechada e a produção transferida para a fábrica da Heineken em Zoeterwoude.
A partir de 2014, a Heineken resolveu investir na marca no Brasil e passou a produzir AMSTEL localmente, primeiro na versão chope e depois em garrafas de 600 ml e latas.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca, batizado de “bulls eye” e utilizado há mais de 60 anos, passou por algumas modificações ao longo deste período. Recentemente o tradicional logotipo foi modernizado ganhando uma nova interpretação. Uma curiosidade: na parte superior do logotipo existe um par de leões brancos que parecem estar lutando, esse símbolo foi emprestado do brasão que representa a cidade de Amsterdã, onde a cerveja surgiu.

Texto e imagem produzidos sob responsabilidade de Paulo Antunes Júnior, saboreie sem moderação.




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